quinta-feira, 2 de abril de 2009

O jornalista Atual - Pollyana Ferrari



A jornalista e professora Pollyana Ferrari, autora dos livros "Jornalismo Digital" e "Hipertexto, Hipermídia" e, também consultora web em informação e mídia social, Professora da PUC-SP e Doutora em Comunicação Social pela USP. Em entrevista dada à André Deak, professor de webjornalismo explica algumas coisas que acha importante para o jornalista. Fala sobre a importânicia deste profissional ser um "backpacking reporter", o repórter multimídia, aquele que contém um currículo extenso, cheio de capacitações. Não basta só falar ou escrever bem. A tecnologia chegou e à todo tempo tem que haver atualizações nos requisitos.

A jornalista ressalta a importância do Jornalismo Digital que hoje é uma referência geral e já tem sido adotado nas salas de aulas de todos os cursos de jornalismo do país. Já participei de mais de 100 monografias e teses sobre Jornalismo. "Puxa, diria que a Web amadureceu, a blogosfera explodiu — isso não tínhamos em 2004. As redes sociais — tema do meu doutorado — praticamente estavam nascendo com o crescimento do Google e Orkut", afirma entusiasmada Pollyana.

A professora não vê as redes sociais como uma ameaça aos repórteres, mas como um tesouro a ser descoberto. Segundo ela estamos vivendo na web uma grande experiência.
No que diz respeito a blogosfera, acha que o jornalista tem muito à ganhar, vendo que é um meio onde ele pode mostrar seu trabalho e escrever livremente. Os blogs hoje já são um novo costume dos internaltas, que já colecionam listas de endereços sobre atualidades e assuntos com os quais se identificam. Acha uma experiência fundamental. Não só para treinar a linguagem, mas para criar o hábito diário de se reciclar e navegar. É interessante quando a jornalista diz que Blogueiro mesmo, é aquele que incorpora 24×7, explica: "Sete dias por semana, 24 horas ligado". Se atualizar nos dias de hoje é com certeza a melhor experiência profissional.

0 comentários: